colunistas do impresso

Santa Maria da Boca do Monte - 8ª parte

data-filename="retriever" style="width: 100%;">A logística, tema estratégico, atual e altamente importante para o desenvolvimento de regiões e mercados. E sem sombra de dúvida Santa Maria entra neste cenário. É um gargalo em que devemos investir e proporcionar novos investimentos para que aqui seja o novo polo logístico do Estado. Se preparar para que por aqui sejamos o grande entreposto de mercadorias entre as regiões do Estado, e digo mais, para o ConeSul.

Uma tarefa difícil? Não, de forma alguma, até porque do ponto geográfico estamos em uma posição privilegiada. Já havia destacado isso nos textos anteriores. Há espaços suficientes para se fazer a estrutura necessária. Contudo, precisamos de três coisas fundamentais para o sucesso de sermos o polo logístico do Estado. São eles: a consolidação das obras do Aeroporto de Santa Maria, duplicação da RS 287 até aqui, e a vontade política e ter bons interlocutores com o meio empresarial e outras regiões do país. Acredito que temos totais condições de fazer, basta realizar bem a estratégica e trabalhar por tal fato. E mais, a região tem que pensar, cooperativamente, assim, todos (as) ganham.

Um detalhe importante que pode ou não atrapalhar a consolidação do polo logístico por aqui, é a construção do Porto em Arroio do Sal no litoral Gaúcho. Não se sabe ainda se irá se concretizar esse projeto, mas Chineses e agora os Russos já declararam interesse. E porque digo que este Projeto pode afetar ou não a nossa região? Devido ao fato a sua posição territorial. Isto é, como a região serrana esta a 90 Km deste novo Porto, poderemos ter a concentração logística do Estado entre Litoral Norte, Região Central- Metropolitana e a própria da Serra. Poderá ter sim, uma concentração muito grande por lá de empresas do setor logístico, deixando ou fazendo o "esvaziamento do porto de Rio Grande". Fato que não é bom para nós.

Mas, deixamos o cenário comentado acima de lado, e sejamos otimistas que com o Porto novo ou sem, seremos sim o grande entreposto do Estado. As condições todas estão lançadas, basta acreditar e trabalhar em prol delas. As vantagens comparativas e o custo de oportunidade de Santa Maria são maiores do que outras regiões. O projeto deve ser a prioridade até porque o e -commerce cresce a taxas constantes e positivas já algum tempo, e muito mais agora. É a oportunidade para viabilizar novos empreendimentos por aqui e reforçar os já existentes, enfim fazer a região crescer.

O polo ferroviário cresceu aqui por vontade das pessoas da época, mas também devido à falta de interesse da região sul em fazer investimento neste setor naquela ocasião. As oportunidades surgem e basta a "gente" querer fazer para que elas aconteçam. Fazendo - se um bom networking e conexões certas, com as instituições chaves, agentes, ofertantes e pessoas, com toda a certeza, teremos em pouco tempo aqui, o maior centro logístico do Brasil. Vamos acreditar juntos! O polo logístico poderá dar um up grade à economia local.

CONFIRA OUTROS TEXTOS:
Santa Maria da Boca do Monte (7 ª parte) - Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por que todos os governos temem tanto as CPIs Anterior

Por que todos os governos temem tanto as CPIs

Lições da pandemia e desafios do futuro Próximo

Lições da pandemia e desafios do futuro

Colunistas do Impresso